Serviços - Optica2-2020

Os nossos serviços
Optometria
A Optometria é uma ciência especializada no estudo da Visão, mais especificamente nos cuidados primários de saúde visual. Deteta, analisa e compensa problemas visuais de ordem refrativa, funcional e binocular.
O optometrista é um especialista licenciado, responsável pela gestão das necessidades visuais de cada pessoa, através da prescrição de lentes de compensação (óculos ou lentes de contacto), ajudas visuais (lupas, telescópios, etc.), treino e /ou reabilitação visual.
Os nossos Optometristas, que acompanham permanentemente as atualizações na área através de formação contínua, têm competências não só ao nível do receituário ocular- usabilidade de óculos ou lentes de contacto - mas também, em caso de advertência patológica, ao nível do aconselhamento para consultar um oftalmologista. Mesmo não existindo defeitos refrativos, estes profissionais têm também um papel importante no aconselhamento noutras áreas, como por exemplo, na utilização óculos de proteção em atividades desportivas ou profissionais e de óculos de sol certificados.

Contactologia
A Contactologia é a especialidade da Optometria que se dedica à medição e adaptação da lente de contacto ao olho. Visa a seleção da lente de contacto que melhor se adequa a um potencial utilizador através de testes preliminares e de rotina.
Leonardo da Vinci foi o primeiro a teorizar sobre uma solução para dificuldades de visão com aplicação direta no olho, escrevendo num artigo de 1508 sobre “envolver os olhos num recipiente cheio de água”, felizmente a ciência evoluiu muito desde essa data e usar lentes de contacto é agora um processo bem mais simples e confortável.
Hoje em dia, as lentes de contacto cobrem praticamente todas as situações refrativas ou mesmo situações estéticas. Seja qual for o seu defeito refrativo, miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia, queratocone  ou outras degenerações corneais, existem lentes de contacto que se adequam ao seu caso. No caso das lentes cosméticas - lentes de contacto de cor - podem visar apenas a alteração da cor dos olhos mas também podem ter um papel fundamental no que respeita a correções médicas ou terapêutica .
Na Óptica2 encontra optometristas especializados nesta área, que o ajudam a escolher a solução ideal para si, discutindo possíveis alternativas e facilitando o processo de adaptação.
Retinografia não Midriática
É um exame que permite fotografar o fundo do olho, realizado através de um aparelho inovador - o retinógrafo não midriático. Através deste aparelho é possível visualizar a retina, o nervo ótico e os vasos sanguíneos, sem necessidade de dilatar as pupilas.
O exame permite registar alterações e fazer o acompanhamento de doenças progressivas tão importantes como a diabetes, o glaucoma, a miopia, a degeneração macular, etc. O exame permite registar alterações e fazer o acompanhamento de doenças progressivas tão importantes como a diabetes, o glaucoma, a miopia, a degeneração macular, etc.
Ortoqueratologia
A Ortoqueratologia é um tratamento não-cirúrgico, que permite reduzir ou eliminar temporariamente o erro-refrativo, como a miopia, o astigmatismo ou a hipermetropia, através da utilização de lentes de contacto rígidas, permeáveis ao oxigénio e de geometria especial que “remodelam” a córnea – as lentes de contacto Orto-K.
A utilização das lentes Orto-K durante a noite, molda a camada mais superficial da córnea, reduzindo o erro refrativo e permitindo que durante o dia não seja necessário utilizar qualquer tipo de apoio (óculos, lentes de contacto, etc.) para se ter uma boa visão.
Após uma avaliação das necessidades visuais pelos nossos optometristas, é realizado um teste de adaptação com as lentes de ensaio, durante uma noite, enquanto o paciente dorme. Uma vez demonstrada uma resposta positiva ao teste da lente, o paciente está pronto para iniciar o processo terapêutico. Até ter uma visão perfeita através deste processo, deverão ser necessários cerca de 3 a 4 ensaios acompanhados pelo seu optometrista, sendo importante, durante este período, o auxílio de lentes descartáveis/diárias. Após uma semana o paciente já tem uma visão normalizada e sem o auxílio de qualquer outra lente de compensação.
Esta é uma excelente solução para quem pratica desporto (especialmente de contacto ou aquáticos) e para quem não tolera as lentes de contacto durante o dia, devido a problemas alérgicos, olho seco ou questões ambientais, como é o caso de locais de trabalho com presença de poeira.
Topografia Corneana
A topografia corneana é uma ferramenta de diagnóstico computorizada, que cria um mapa tri-dimensional da superfície curva da córnea e que permite detetar irregularidades invisíveis na maioria dos exames convencionais.
É indicada para avaliar a curvatura da córnea no pré-operatório de cirurgia de catarata, transplante de córnea, cirurgias de miopia, hipermetropia, astigmatismo, adaptação de lentes de contacto, etc. Em caso de doenças evolutivas da córnea, em que há aumento gradativo da sua curvatura gerando distorção progressiva, o exame serve para comparar a evolução da graduação.
É, igualmente, importante, antes, durante e depois do uso de lentes de contacto para comparar a evolução da curvatura da córnea, dado que a má administração e o não acompanhamento poderá originar distorção corneal.

Tonometria
A tonometria é o exame que mede a pressão interna do globo ocular, habitualmente designada como tensão ocular. O aumento da pressão intra-ocular é causado pela acumulação de um líquido produzido no interior do olho - o “humor aquoso” - em resultado de obstrução, escoamento deficiente ou por aumento da sua produção.
A pressão intra-ocular pode originar a destruição do nervo ótico e, consequentemente, causar cegueira.
Se tem mais de 40 anos ou história familiar de pressão intraocular elevada, recorra regularmente às nossas óticas para proceder a este exame, de modo a prevenir futuras patologias e preservar a sua saúde ocular.


Optometria Desportiva
A Optometria Desportiva é uma especialidade que se encarrega de potencializar o rendimento desportivo dos atletas através da otimização das suas capacidades visuais.
Este sistema multidisciplinar é destinado a atletas e clubes que procuram melhorar o seu desempenho desportivo, com elaboração de planos de treino especializados com as características e objetivos adaptados a cada um.
Mais de 80% da informação recolhida durante a prática desportiva é visual; ao identificar e aumentar as capacidades em défice é possível um aumento na performance desportiva, já comprovada cientificamente em diversas modalidades, como futebol, hóquei, ciclismo, vólei, ténis, golfe, basquetebol, basebol, automobilismo, entre outros.
Este sistema de treino visuo-motor pode ser realizado nos centros de treinos dos clubes ou no nosso gabinete de performance desportiva.
Terapia Visual
A terapia visual é um tratamento neurofisiológico para casos de disfunções visuais não patológicas. Exerce funções no âmbito da prevenção, diagnóstico, terapêutica, e reabilitação dos distúrbios do movimento ocular, da visão mono e binocular e outras anomalias do sistema visual.
É utilizada para tratar disfunções como ambliopia ou olho preguiçoso, estrabismo, miopias progressivas, problemas de aprendizagem e perceção visual, fadiga visual e astenopias.
Prescrito, após um exame visual abrangente, trata-se de um tratamento completamente personalizado e adaptado aos problemas de cada paciente, consistindo na realização de exercícios visuais, realizado sob supervisão de um dos nossos optometristas e com recurso a instrumentos e materiais específicos.
A duração do tratamento e a frequência do mesmo será indicada pelo especialista na consulta inicial e dependerá da gravidade do problema encontrado e das limitações que causam ao paciente.
A terapia visual é mais comum em crianças, mas dependendo do problema e das limitações que acarreta no dia-a-dia, pode ser também aplicável a adultos.
Audiologia
A Audiologia é a ciência que estuda a audição e o equilíbrio, assim como a reabilitação e a prevenção destas funções, pelo que inclui diversas áreas científicas, técnicas, clínicas e de reabilitação que em conjunto formam um mudo interdisciplinar, requerendo o estudo de diversas ciências tais como a física, a psicologia, a medicina, a fisiologia, a fonética, a acústica e a biologia, entre outras.
A Óptica2 tem na sua equipa audiologistas licenciados que realizam nos nossos consultórios exames audiométricos que avaliam a qualidade auditiva e ajudam a encontrar a solução mais adequada a cada pessoa.
Esta área tem especial importância, na prevenção, diagnóstico e reabilitação de indivíduos que sofrem de perdas de audição e/ou equilíbrio com o objetivo principal de melhorar a sua qualidade de vida.
A Óptica2 dispõe de uma gama de aparelhos auditivos de elevada tecnologia e design, adaptando-se às necessidades de audição e estética de forma personalizada.
A perda auditiva é uma realidade cada vez mais frequente na nossa população, sendo um dos principais fatores de isolamento. Assim é muito importante, saber identificar alguns sinais e sintomas. Faça o teste auditivo online e caso não tenha uma qualidade auditiva ótima, faça já o seu exame gratuito de audiologia numa loja Óptica2.
Não se esqueça de se fazer acompanhar de um amigo ou familiar. As pessoas que melhor o conhecem podem dar informação crucial sobre a sua situação.
Lentes Monofocais
Perdeu ou danificou os seus óculos e não consegue viver sem eles? Não se preocupe! A Óptica2 tem um serviço de oficina permanente com técnico especializado para atendimento na hora, que prepara os seus óculos com lentes monofocais em apenas 1hora.

Enviar para trás